Como zipar um arquivo


Como zipar arquivos. Como compactar um texto, vídeo, música, jogo, programa


Zipar um arquivo, o que é?

Zipar um arquivo significa compactá-lo, diminuir o seu tamanho para que ocupe menos espaço em disco. Não posso afirmar com certeza, mas acredito que a popularização da expressão zipar arquivos se deve ao WinZip, primeiro programa popular para compactação de arquivos.


Não quero saber de história, quero aprender a zipar!

Ok, ok. Minha experiência recente em zipar arquivos é apenas com o WinRar, fato que, acredito, não deve ser um problema, afinal este me parece ser o mais popular compactador de arquivos na atualidade.
Zipar arquivos no WinRar é bastante simples. Basta seguir os seguintes passos (se o seu sistema operacional for Windows XP. Em outros SO's eu desconheço a operação :\ ):

1 - Clique com o botão direito sobre o arquivo que você deseja zipar;

2 - Selecione a opção Add to "NOME_DO_ARQUIVO.rar". Neste caso, NOME_DO_ARQUIVO é o nome do arquivo que você selecionou. Por exemplo, se você selecionou o arquivo Trabalho, a opção ficará assim: Add to "Trabalho.rar"

3- Aguarde a operação ser concluída;

4 - Pronto! Você zipou o arquivo. Se observar bem, perceberá que naquela mesma pasta onde você está apareceu um novo arquivo com um ícone parecido com um livro, cujo nome é o mesmo do arquivo que você pretendia zipar. Aquele ali é o arquivo zipado. Simples, não? :)