Como zipar um arquivo


Como zipar arquivos. Como compactar um texto, vídeo, música, jogo, programa


Zipar um arquivo, o que é?

Zipar um arquivo significa compactá-lo, diminuir o seu tamanho para que ocupe menos espaço em disco. Não posso afirmar com certeza, mas acredito que a popularização da expressão zipar arquivos se deve ao WinZip, primeiro programa popular para compactação de arquivos.


Não quero saber de história, quero aprender a zipar!

Ok, ok. Minha experiência recente em zipar arquivos é apenas com o WinRar, fato que, acredito, não deve ser um problema, afinal este me parece ser o mais popular compactador de arquivos na atualidade.
Zipar arquivos no WinRar é bastante simples. Basta seguir os seguintes passos (se o seu sistema operacional for Windows XP. Em outros SO's eu desconheço a operação :\ ):

1 - Clique com o botão direito sobre o arquivo que você deseja zipar;

2 - Selecione a opção Add to "NOME_DO_ARQUIVO.rar". Neste caso, NOME_DO_ARQUIVO é o nome do arquivo que você selecionou. Por exemplo, se você selecionou o arquivo Trabalho, a opção ficará assim: Add to "Trabalho.rar"

3- Aguarde a operação ser concluída;

4 - Pronto! Você zipou o arquivo. Se observar bem, perceberá que naquela mesma pasta onde você está apareceu um novo arquivo com um ícone parecido com um livro, cujo nome é o mesmo do arquivo que você pretendia zipar. Aquele ali é o arquivo zipado. Simples, não? :)

18 comentários:

  1. muito obrigado realmente serve inclusive no windows vista Starter

    ResponderExcluir
  2. Valeu msm, assim é fácil. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Cara valeu mesmo, tava presisando enviar uma penca de arquivos de trabalho, e tava pensando em upar um por 1 no 4shared. VLW msm cara!! :D

    ResponderExcluir
  4. cara muito obrigado tava nais ultimas tinha que mandar um arquivo urgente qundo vc filho de deus me ajudou.......

    ResponderExcluir
  5. Nossa que maravilha...

    valeu msm =)

    ResponderExcluir
  6. Nossa, muito simples mesmo, mt obrigado =)

    ResponderExcluir
  7. MUITO BOM MESMO, FÁCIL E RÁPIDO. OBRIGADA. VC É DEZ!!!

    ResponderExcluir
  8. MUITO OBRIGADO, SERVIU DE MAIS, RESOLVEU UM GRANDE PROBLEMA MEU...

    ResponderExcluir
  9. ai gente ne pra tanto mas valeu obrigada pela dica....

    ResponderExcluir
  10. poxa
    cara vlw agora eu aprendi a mandar virus zipando.....
    eu nem sabia ô vlw

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado mesmo, agora acho muito facil, mas antes de vc nos passar era um bicho de 7 cabeças, valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, meu nome e Lucas Odete, me add no msn: lucas.odete@hotmail.com, sou da AnOnYmoUs, e achei muito bom esse metodo de zippar eu não sabia fazer isso.

    ResponderExcluir